27 de março de 2013

Tenho que vos falar mais vezes do Thomas Bernhard; lembrem-me, caso me esqueça





Antes da forma está o conteúdo. Pessoas que não têm prestado atenção à minha obra, tendem a não perceber isto. A embrulhos não ligo muito; servem-me para o que sempre serviram desde que me conheço: rasgar para ver o que está lá dentro. Tamanho 12 misturado com 14, paginação inventiva, divisão em capítulos, pontuação, minúsculas em vez maiúsculas... Para se ser escritor em Portugal, com obra publicada, está visto que é mais importante saber de design do que de literatura.

Thomas Bernhard, escrevia pelo conteúdo e não para o embrulho, mesmo que isso desse nas 516 páginas sem parágrafos de Extinção, ou numa belíssima história com tão poucas palavras como esta.



Pisa and Venice


The mayors of Pisa and Venice had agreed to scandalize visitors to their cities, who had for centuries been equally charmed by Venice and Pisa, by secretly and overnight having the tower of Pisa moved to Venice and the campanile of Venice moved to Pisa and set up there. They could not, however, keep their plan a secret, and on the very night on which they were going to have the tower of Pisa moved to Venice and the campanile of Venice moved to Pisa they were committed to the lunatic asylum, the mayor of Pisa in the nature of things to the lunatic asylum in Venice and the mayor of Venice to the lunatic asylum in Pisa. The Italian authorities were able handle the affair in complete confidentiality.

Thomas Bernhard

6 comentários:

  1. Capt.

    Então esse fair play desportivo onde está ?
    Freud ?! qual deles :)

    ResponderEliminar
  2. hum, I see... um comentário "autárquico"...
    quanto à forma e ao conteúdo... tenho cá para mim que não existe um sem outro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, embora a toda a hora se vejam tentativas tontas de tentar a forma sem o conteúdo.

      Eliminar
    2. "tentativa tonta de tentar" foi de propósito.

      Eliminar