13 de março de 2013

Fumo negro em Alvalade mas o que me trás cá hoje é a profundidade meta-qualquer coisa da filosofia do José Gil


Continuo em período de reflexão sobre os destinos do Sporting Clube de Portugal. O que significa que o fumo que sai da minha chaminé é negro. Quando concluir alguma coisa, se não sair fumo branco, a causa será provavelmente a necessidade de substituição do filtro do exaustor e não a minha falta de bondade em partilhar convosco as conclusões a que chego.

Lamentando esta minha manhosa introdução, desculpo-me com o facto de hoje, ao contrário do que é costume, ter sido exposto aos primeiros 10 min. de um telejornal televisivo qualquer, onde a torrente de temáticas papianas, especialidade na qual por estes dias são especialistas 50% dos gajos e gajas que sentam a peida nas redacções, ter causado em mim estes efeitos que eu – espero – não tenham consequências de maior relevo. É do caralho esta merda de, num ápice, brotarem especialistas em tudo o que é canteiro e, ainda por cima, gostarem de falar às outras pessoas daquilo que acham que sabem. Escuso dizer que a) a televisão não era minha e b) não havia SportTv. De outro modo teria ocupado esse tempo a ver a equipa de futebol feminino do Barcelona a despachar o AC Milan, depois de ter estado a um poste de ficar fora da Champions.

Vamos ao que motiva esta minha exposição: a entrevista do Filósofo com F maiúsculo José Gil ao DN. Quero começar por dizer que o dito Filósofo com F maiúsculo está bem posicionado para ser o substituto de Agostinho da Silva na função do tontinho kind of-filósofo do regime. A entrevista conduzida por um jornalista desportivo serviu para o Filósofo com F maiúsculo José Gil dar largas a mais uma sessão de psicologia social, barata como é toda a psicologia social, patranha à qual se tem dedicado nos últimos anos e que lhe tem rendido enormes tiragens e múltiplas edições esgotadas dos seus, digamos, livros. Atento, o Filósofo com F maiúsculo José Gil começa por ver nas manifestações recentes um protesto pela “abolição da existência possível das pessoas". Foda-se, ontologia, e da boa. Acusa o PS de preguiça mental. Pois, diz o roto ao nu. E lamenta que o Presidente da República e o Governo estejam a "milhares de léguas da população e da realidade", expressão do mais filosófico que há, ainda por cima tratando-se de um Primeiro Ministro que faz todos os dias o IC 19 e de um Presidente da República que mora num 1º andar com marquise de alumínio na Travessa do Possolo.

É apenas isto: palermice por palermice, achava mais piada ao Agostinho da Silva quando mandava bujardas como aquela em que dizia que o homem nasceu para pensar e o burro para trabalhar. Nem todas parvoíces têm piada. Dei-me ao trabalho de assistir ao vídeo da entrevista até ao fim e... caramba ó Gil, tens que te esforçar mais: ser idiota também dá algum trabalho, não basta ver os telejornais todos e dizer umas merdas sobre o que acontece.

9 comentários:


  1. Caro Zé… quero dizer capitão… fodaçe pelo preço que pagaste podias ter escolhido uma patente mais alta. Tirando coronel, que tem conotações pejorativas no Brasil e no imaginário metafórico colectivo do Portugal periférico, bem podias ter escolhido outra… ou então, pelo menos, capitão de fragata que é mais chique.
    Bom primeiro quero alertar-te para te deixares de merdas e contactares o mafioso do teu bairro que recebe os pagamentos da protecção do internet Explorer porque te andam a boicotar o blog. Um gajo só cá entra pela porta do firefox, do opera não sei que não uso.

    Quanto á praga do conclave… tem paciência e aceita-a como penitência tipo via sacra on line. Mas atenção, olha que essa merda é virulenta e repara que já te deu pra metáforas conclavianas como essa do fumo negro. No teu caso penso ser já necessário um isolamento às emissões telejornalescas de pelo menos uma semana.

    Quanto ao resto, só te digo que, se queres continuar a fazer os 18 buracos (estou a falar de golf evidentemente), tens de evitar sal, gorduras, literatura e filosofia.

    De resto está tudo bem. Hoje pela primeira vez alguém referiu, nos blogs que considero como blogs que enfim e tanto quanto me lembro, o grande Lebowski… a única fonte de filosofia que deves permitir-te!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poursan, meu companheiro, és o melhor a ler nas entrelinas. Aliás, acho que só lês as entrelinhas.

      Eliminar
  2. esse effe Gil é tão fraquito qu'ainda acaba a jogar de verde (smile)
    (no busca Mozarella e em tudo o resto, menos do Leb., estou com o Ex-VP)

    ResponderEliminar
  3. Não precisas de dizer onde vais votar :)


    ResponderEliminar
  4. Can I sіmрly sаy what а relief to
    dіѕcover somеonе that truly understands what they аre tаlking аbout
    on the web. You сertainly know how to bring а problеm to light and mаκe it importаnt.
    More people must chеck this out and understаnd
    thіs sіde of the storу. It's surprising you are not more popular since you surely possess the gift.

    My weblog; please click the up coming post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh pá, tens toda a razão. Em inglês: ya man, you're right.

      Eliminar