17 de abril de 2013

Abençoados os pobres de espírito que andam no google à procura de saber quem é o Poiares Maduro: deles será o reino das nuvens

 
Porque em vez de andarem a googlar Poiares e Lombas, deviam ter assistido à entrevista que a Judite de Sousa fez ao poeta caçador Manuel Alegre. Eu também não sei quem é o Poiares Maduro e, do Lomba, apenas sei que é um daqueles chatos com opinião sobre as merdas todas, dizendo banalidades sobre essas mesmas merdas, sempre com a etiqueta de jurista na testa para com isso conferir mais credibilidade às merdas que diz sobre as merdas.

O que distingue as pessoas de bem das outras pessoas que não sendo de bem também não são de mal e que são apenas, diríamos, pessoas que andam entretidas as tratar da vidinha e não estão preocupadas em saber quem são estes brilhantes jovens juristas que estão a “assumir cargos governativos”, é que as pessoas de bem não estão minimamente interessadas em saber desses e de outros brilhantes jovens juristas – vejam lá se conseguem ler isto sem se rirem – e reagem com indiferença a essas historietas que interessam aos brilhantes jovens juristas, às suas daqui em diante ainda mais promissoras carreirinhas políticas e às mãezinhas dos ditos cujos que agora já podem dizer às amigas que têm um filho no governo.

Dando largas à minha reconhecida simpatia, divulgo a todo o planeta que acabo de constatar que a entrevista da Judite ao poeta caçador – da qual só assisti a 10 minutos, lamento - teve preciosidades que não deveriam escapar aos espíritos ávidos de conhecimento e que se interessam pelos problemas da arte em geral e da poesia simbólico-revolucionária em particular. A vida não se faz só de análises jurídico-astrológicas à Europa, em papers de 12 páginas publicados na net, embora o colega alf tenha retirado tempo à leitura de escritores russos para analisar, brilhantemente, diga-se, (nós os filósofos somos exactamente como esses brilhantes jovens juristas que escrevem em blogs: todos muito amigos e sempre a passar uma esponjinha pelos sapatos uns dos outros) o paper do brilhante jovem jurista que agora vai uns meses para o governo, para sair de lá ainda mais brilhante, mais jovem e mais jurista. Aliás, só falta vir o Pedro Adão e Silva ou Adão da Silva, vir dizer que se trata de dois brilhantes jovens juristas, aliás como ele, também brilhante jovem jurista, ou sociologista ou pai-de-santo, ou lá que raio é que ele é. Mas tudo bem, o Adão da Silva patina a valer é quando se põe a falar de música com ares de crítico e conhecedor. Que continue a falar de politologia que aí as patetices que diz passam ao lado de toda a gente com um pingo de juízo.

Chega de brilhantes jovens juristas. Vou entregar os meus dotes hermenêuticos ao poeta caçador. Porque quem diz que “A arte é uma constante pergunta. É a busca do sentido” merece mais atenção do que brilhantes jovens juristas que publicam papers sobre integração europeia em sites obscuros.

Ia mas já não vou. Seria a altura de esgalhar mais 3000 caracteres sobre o sentido que o poeta caçador procura na arte. Mas não consigo por manifesta incapacidade intelectual (e essas coisas) da minha parte. E por isso, termino aqui o meu ensaio. Boa noite e boa integração europeia a todos.

12 comentários:

  1. com a mesma propriedade (do pueta) se poderia afirmar que "a arte é uma exclamação", que a arte é uma eterna "reticência" (...), que a arte é a permanente busca (boby, tareco) pela perfeição da "pontuação" (!) ...
    por outro lado, é (tiros) "bem" (ou pelo menos igualmente) provável que a arte seja o bocejo de um aberto (e fechado) parêntesis: (...)
    venha um filósofo (simpático, como tristan-t-zara) ou um eminente jurista (ex-blogosfera), desenvolver a para-thesis...

    ResponderEliminar
  2. Boa prestação caro AM :)

    Como o meu mundo é o das nuvens :))) não me incomodo, pois TV é coisa que não vejo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os alegres lombas desta vida estão em todo o lado; não é por não veres TV que te livras deles.

      Eliminar
  3. obg, alma :)

    http://www.youtube.com/watch?v=f04jDgwsK6s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.youtube.com/watch?v=FlckD2MJYKw

      Eliminar
    2. nesse caso sigo pela Cloud 10 do Eligible Bachelors (que a nuvem número 9 - number 9... - foi tomada pelo George Harrison)

      Eliminar
    3. AM,
      não seja tão selectivo :)))

      Eliminar
  4. uma exclamação de filosofia: pode alguém ser quem não é... :)
    http://www.youtube.com/watch?v=TlGXDy5xFlw

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pouco importa. Somos todos água:


      http://www.youtube.com/watch?v=tiO4Tvba800

      Eliminar
  5. "Lomba, apenas sei que é um daqueles chatos com opinião sobre as merdas todas" Fodaçe que estou rodeado de parolos desse género. O melhor que li esta semana.

    ResponderEliminar